Qual são os tipos de óleos vegetais?

Os óleos vegetais estão no cotidiano das pessoas a milênios. Tanto na culinária, cosméticos e até em alguns tratamentos de medicina alternativas, os óleos vegetais já tem grande tradição.
Existem diversos tipos e para diversas finalidades, mas vamos apresentar os mais usados para finalidades cosméticas e estéticas.

 

Óleo de Argan:  Rico em vitaminas A, E, ácidos graxos e antioxidantes. Fortalece os cabelos, regenerando os fios, nutrindo e hidratando proporcionando brilho e elasticidade. Regenera unhas enfraquecidas e quebradiças. Hidrata e regenera a pele e protege contra agressões externas e raios UV, tem propriedades anti-envelhecimento, protegendo contra rugas e envelhecimento precoce. Tem absorção rápida pela pele e não deixa oleosa.

 

Óleo de Abacate: Rico em vitamina A, B1, B2, E e C, lipídios, aminoácidos. Tem alta penetração na pele deixando-a macia e nutrida. Tem uma absorção alta de raios ultravioleta e pode ser usado para hidratação, combate ao envelhecimento precoce. Nos cabelos, ele atua na nutrição e restauração das escamas dos fios, deixando os fios macios e hidratados.

Óleo de Amêndoas Doces:  Rico em vitaminas A e B, hidrata e suaviza a pele. Possui propriedades hidratantes, nutritivas e regeneradoras e previne o envelhecimento. Tem uma consistência emoliente e muito recomendado para peles secas e gestantes para prevenir estrias, hidratando e melhorando a elasticidade.

 

Óleo de Andiroba: Composto por ácidos graxos e terpenos. Tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, relaxante muscular e hidratante. É recomendado para tratamento de acne e peles sensíveis.

 

Óleo de Coco Babaçu:  Rico em proteínas, proporciona hidratação intensa deixando a pele macia e hidratada. Ajuda em tratamentos capilares, auxiliando no controle da queda dos cabelos, deixando-os mais fortes e resistentes.

 

Óleo de Coco:  Rico em ácido graxos, principalmente em ácido láurico. O óleo de coco é muito popular no tratamento cosmético tanto para o cabelo, quanto a pele. Penetra nos fios, hidratando e devolvendo nutriente, suavizando e nutrindo os fios. Ajuda a manter a pele hidratada e pode ser usado como demaquilante. 

 

Óleo de Copaíba: Possui propriedades germicidas. É anti-inflamatório e ótimo contra a acne, é usado na perfumaria como fixador de perfumes natural. Tem um aroma bem peculiar.

 


Óleo de Oliva:
Rico em proteínassais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas AB1B2 e nicotinamida. É o óleo mais usado comum e tanto na culinária como nos cosméticos. Ele é excelente para combater o ressecamento e tem um grande poder de hidratação.

 

Óleo de Rosa Mosqueta: Possui propriedades de regeneração celular, antioxidante, cicatrizante. Deixa a pele hidratada, macia e devolve a luminosidade a pele.Ele é um dos componentes principais do Farsali.

 

Óleo de Semente de Uva: Rico em concentração de alfa-tocoferol.  Tem propriedades adstringente e ajuda a tonificar a pele. É hidratante, revitalizante e regenerador celular. É excelente para a pele e corporal e previne estrias.

Para um bom resultado com uso de óleos vegetais é necessário que sejam 100% naturais e sem nenhum outro componente. Existem óleos que tem na sua composição parafina liquida e outros tipos de componente, então vale ficar atento na hora de consumir.

Que saber mais dicas?   Acompanhe nosso blog com novidades sobre cuidado e beleza.
www.zeena.com.br


Postagem anterior


Deixe um comentário